Vale pagará US$ 55,9 milhões em acordo para encerrar ação por Brumadinho
29, março 2023
Valor será pago à comissão de valores dos EUA. Órgão diz que mineradora teria feito divulgações falsas sobre a segurança de suas barragens antes do desastre de 2019, que matou 270 pessoas Equipes de resgate fazem busca de helicóptero em área inundada dois dias depois do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.
André Penner/AP
A mineradora Vale pagará US$ 55,9 milhões à comissão de valores dos Estados Unidos, a SEC, para encerrar uma ação movida pelo órgão em 2022, após o rompimento da barragem da companhia em Brumadinho (MG), conforme comunicado divulgado nesta terça-feira (28).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Na ação, a SEC dizia que a Vale teria violado as leis de valores mobiliários ao fazer divulgações falsas sobre a segurança de suas barragens antes do desastre ocorrido em 2019, que matou 270 pessoas.
A SEC também informou na época que, a partir de 2016, a Vale teria manipulado auditorias de segurança de barragens, obtido certificados de estabilidade fraudulentos e enganado governos locais, comunidades e investidores com suas divulgações ambientais, sociais e de governança (ESG). A mineradora negou as acusações.
Agora, a Vale disse que o acordo com a SEC entrará em vigor assim que ratificado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York.
“Além disso, a SEC não se oporá à moção da Vale para rejeitar todas as alegações de que a companhia agiu com intenção fraudulenta ou imprudente em relação às suas divulgações”, afirmou a empreso, citando que segue no compromisso de reparar os danos causados pelo rompimento da barragem.
Em janeiro de 2019, a barragem da Vale na cidade mineira de Brumadinho estourou, liberando uma onda gigantesca de resíduos de mineração sobre a comunidade.
LEIA TAMBÉM
Ferrovia, estrada e petróleo na Amazônia: os projetos ‘antiambientais’ no governo Lula
Leão que morreu no ES será o primeiro na América a passar por plastinação e ficar exposto em museu
A ‘espetacular’ nova espécie de aranha descoberta na Austrália
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Fonte: G1