Publicidade

Tebet diz esperar que BC comece em junho a sinalizar corte de juros

12, junho 2023
tebet

Tebet afirma que, após queda na inflação, expectativa é de “sinalização” do Banco Central em junho e corte de juros em agosto

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (12/6) que sua expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sinalize uma mudança de rota na política monetária na reunião deste mês. Tebet disse ainda ver condições de um corte efetivo a partir de agosto, afirmando que a equipe econômica “fez o dever de casa”.

“Eu posso dizer com toda a tranquilidade que a equipe econômica do governo federal fez o dever de casa. Estamos dando todos os elementos e condições para que o BC, o Copom, possa começar a olhar com carinho e mostrar uma tendência de queda dos juros já a partir de agora”, disse.

A próxima reunião do Copom ocorre nos dias 20 e 21 de junho, e o comunicado tradicionalmente divulgado após a reunião deve conter pistas sobre os rumos da política monetária. Como o Metrópoles mostrou, os comunicados após reuniões anteriores do Copom foram criticados pelo governo por tom visto como duro.

A taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%, a maior desde 2016. A taxa foi mantida nesse patamar pelo Copom nas últimas seis reuniões, em meio a críticas do governo.

“A diferença do Brasil agora para um ano atrás, quando chegamos a 13,75%, é muito gritante. Começa pela instabilidade institucional e política que havia naquela época”, disse Tebet após participar de evento em São Paulo.

“Hoje nós temos estabilidade institucional, estabilidade política, e temos uma política fiscal e econômica diversa”, disse.

Reformas ajudam Copom em análise, diz Tebet

A ministra ressaltou a aprovação do marco fiscal na Câmara (em tramitação no Senado), a promessa de votação da reforma tributária até o fim do ano e as projeções menores de inflação como medidas que permitiram início do corte

“São elementos que podem ajudar o Copom em sua análise, que é técnica, para analisar uma possível baixa de juros nas próximas reuniões”, disse Tebet.

A ministra participou nesta manhã em São Paulo de reunião do chamado “Conselhão”, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável e que reúne empresários e membros da sociedade civil. A pauta principal foi o Plano Plurianual 2024-2027, que definirá as prioridades para os próximos anos e começou a ser elaborado pelo governo.

Fonte? Metrópoles