Inflação nos EUA cai 0,1% em dezembro e fecha o ano de 2022 com alta de 6,5%
12, janeiro 2023
O resultado veio abaixo das expectativas dos mercado, que previa a estabilidade dos preços. Pressão inflacionária persistente levou os EUA a um ciclo de alta nos juros
Karolina Grabowska/Pexels
A inflação nos Estados Unidos caiu 0,1% em dezembro, de acordo com dados do Departamento do Trabalho do país nesta quinta-feira (12). Em 12 meses, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) acumula alta de 6,5%, contra a variação positiva de 7,1% registrada em outubro.
A projeção do mercado era de estabilidade nos preços, após alta de 0,1% na inflação de novembro. O resultado abaixo do esperado pode ajudar o Federal Reserve (Fed) a reduzir o ritmo de aumento dos juros americanos e promover um aumento mais brando das taxas. (saiba mais abaixo)
Entenda a diferença entre os índices de inflação nos EUA
O CPI é a medida da variação média ao longo do tempo dos preços pagos pelos consumidores urbanos em uma cesta de bens e serviços de consumo.
Segundo o Departamento do Trabalho, a gasolina foi a principal contribuição para a queda da inflação em dezembro. No mês, a commodity energética apresentou um forte recuo de 9,4%. Em contrapartida, a maior alta foi observada no gás encanado, com avanço de 3,0%.
“O índice de alimentos aumentou 0,3% no mês, com o índice de alimentos em casa subindo 0,2%. O índice de energia caiu 4,5% ao longo do mês como a gasolina caindo; outros principais produtos componentes do índice de energia aumentaram ao longo do mês”, aponta a instituição.
Fonte: G1