Publicidade

Governo conquista prêmio de instituição internacional com Banco de Alimentos Comida Boa

12, maio 2023
20210316101834_img_0123

Projeto foi vencedor na categoria Responsabilidade Social do Prêmio Áster 2023, promovido pela Esic Business & Marketing School. A iniciativa estadual leva segurança alimentar e nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade.

O projeto Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa Paraná, foi reconhecido com o Prêmio Áster 2023, promovido pela Esic Business & Marketing School. O objetivo é garantir a segurança alimentar e nutricional para as populações mais vulneráveis e que são atendidas pelas entidades sociais cadastradas, como creches, orfanatos, hospitais públicos. A iniciativa consiste na coleta de alimentos que seriam descartados, mas que mantêm boas condições de consumo, e distribuição a quem mais precisa.

A Ceasa Paraná é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A entrega da premiação será no dia 25 de maio, na Ópera de Arame, em Curitiba.

A ação do governo estadual venceu na categoria Responsabilidade Social, destinada para empresa, instituição, associação ou órgão não governamental que tenha desenvolvido projeto de responsabilidade social, de elevado valor para a comunidade, de longo alcance e repercussão. Os projetos inscritos foram analisados por uma comissão composta por professores, jornalistas e empresários.

“Para nós da Ceasa Paraná é uma felicidade muito grande receber esse reconhecimento. Um prêmio importante e que reforça ainda mais a necessidade de continuar e melhorar o trabalho feito no Banco de Alimentos Comida Boa”, destaca o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz. “O Governo do Estado tem investido nesse projeto inovador e que evita o desperdício, leva alimento para quem mais precisa, gera segurança alimentar e, além de tudo, salva vidas. Vamos continuar nessa mesma pegada para que os resultados sejam ainda melhores”.

ALCANCE

O Banco de Alimentos Comida Boa coleta alimentos não comercializados, doados pelos atacadistas e produtores rurais, que seriam descartados por estarem visualmente imperfeitos para comercialização, mas que estão em boas condições para consumo. Eles são selecionados, minimamente processados ou destinados em forma “in natura” pela equipe operacional do programa.

Em 2022, foram distribuídas 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais em todo o Estado, cerca de 487 toneladas por mês, totalizando 331 entidades e 130 mil pessoas impactadas mensalmente. O programa recebe, por ano, um aporte de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado.

São atendidas entidade sociais, como Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), hospitais públicos, casas de recuperação, projetos de contraturno escolar, abrigos, associações de moradores e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em outra frente, há uma parceria com o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) para promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, que passam a trabalhar no processamento de alimentos e participam de atividades de capacitação em educação alimentar.

Integram o projeto as cinco unidades da Ceasa no Estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. Para se cadastrar no programa e receber alimentos, o representante legal da instituição interessada precisa formalizar o pedido em formulário próprio, no site da Ceasa/PR.

Pelo programa são atendidos diretamente 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com metas que têm como objetivo elevar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. Entre eles, acabar com a fome e a pobreza, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, assegurar a educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem, reduzir desigualdades, entre outros.

ESIC

Criada na Espanha, em 1965, a Esic Business & Marketing School é uma das principais escolas de negócio do mundo, com foco na gestão empresarial, marketing e logística.

Presente no Brasil desde 2002, com sede em Curitiba, oferece cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação, além de contar com um colégio internacional, com turmas do ensino fundamental ao médio.

A premiação é realizada há mais de 40 anos na ESIC Europa, e é considerada o “Oscar Empresarial”. O nome Áster corresponde às estatuetas que são entregues aos premiados em forma de estrelas, desenhadas para o evento.

Fonte: AEN Paraná