Publicidade

Banco Nacional Suíço diz que poderá fornecer liquidez ao Credit Suisse se for necessário

15, março 2023

Entidade publicou comunicado após ações do Credit Suisse despencarem mais de 20%. Autoridades suíças dizem acompanhar o caso de perto para garantir estabilidade financeira. Fachada do banco suíço Credit Suisse em frente a uma filial em Berna, Suíça, em 29 de novembro de 2022.
REUTERS/Arnd Wiegmann/File Photo
O Banco Nacional Suíço afirmou que poderá fornecer liquidez ao Credit Suisse se for necessário, em nota publicada no fim da tarde desta quarta-feira (15). As ações do Credit Suisse despencaram mais de 20% nesta quarta e reforçaram temores do mercado sobre uma crise financeira internacional.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A crise envolvendo o Credit Suisse acontece após o banco apresentar resultados ruins no trimestre passado e ver seu principal acionista, o Saudi National Bank, não o apoiar com um aumento de participação no capital.
Além disso, o mercado financeiro passa por um cenário de turbulência causado pela quebra do banco norte-americano Silicon Valley Bank (SVB), na semana passada.
O revés com Credit Suisse fez bancos europeus despencarem nesta quarta-feira e resultou em uma pressão na Suíça para que o país faça uma rápida intervenção na instituição, segundo a Reuters.
Como resposta, o Banco Nacional Suíço e a Autoridade Federal de Vigilância do Mercado Financeiro Suíço (FINMA) emitiram um comunicado conjunto dizendo que o Credit Suisse atende aos rigorosos critérios de capital e liquidez impostos aos principais bancos do país.
Além disso, o comunicado afirma que os problemas apresentados por alguns bancos dos EUA “não representam um risco direto de contágio para os mercados financeiros suíços”.
As autoridades suíças dizem ainda que os valores das ações do Credit Suisse e de títulos de dívida da instituição foram afetados pelas reações do mercado nos últimos dias.
A FINMA e o Banco Nacional Suíço disseram que acompanham de perto o caso do Credit Suisse para garantir a estabilidade financeira.
LEIA TAMBÉM
Entenda por que o Credit Suisse fez bancos europeus despencarem e o risco de crise no setor bancário
VÍDEOS: notícias de Economia

Fonte: G1