Publicidade

Agricultura urbana: casal usa terraço da casa para produzir alface no meio da cidade no

9, abril 2023
alface

Cultivo de alface hidropônico teve início com reforma do telhado da residência. Produção que começou com 200 unidades por mês aumentou para 600 unidades.

A agricultura urbana tem tomando conta das cidades em todo o mundo. Além de uma opção mais econômica de cultivo, é uma fonte de alimentação saudável e renda para várias famílias. Em Vitória, o casal Cristiane de Oliveira e Thiago Fernandes Galvão aproveitou a necessidade de reformar o telhado da casa para começar a cultivar alfaces hidropônicas no terraço. A técnica usa uma solução contendo água e nutrientes direto nas raízes do cultivo.

Moradores da região da Grande São Pedro, na Grande Vitória, os dois pensaram em como utilizar o espaço do terraço após a reforma. Foi assim que surgiu a ideia de ganhar uma renda extra com a atividade.

“Quando chovia estava dando infiltração na minha casa e eu e minha esposa pensamos: ‘a gente não é festeiro e não é de ficar fazendo churrasco e festa. Então, se a gente cobrir vai ficar um terraço parado pintando poeira. O que a gente pode fazer pra ter uma renda a mais?’. Aí a gente tampou, solucionou o problema da infiltração e agora temos uma renda a mais”, disse o empreendedor.

As sementes de São Paulo e sul do Brasil são cultivadas em espuma fenólica até germinarem e virarem mudas. Só depois, são colocadas na bancada, chamada de perfil hidropônico, para se desenvolverem sem terra ou agrotóxicos e apenas com nutrientes e água.

“A gente pesquisou e pensou: ‘vamos fazer hidroponia porque a gente coloca uma caixa só num lugar estratégico e não vai interferir no peso da laje, e vamos ter também a mesma quantidade de produção no mesmo lugar.’ Fora a economia de água também ajuda a natureza”, disse Thiago.

No início, o teste foi com 200 pés de alface e um ano depois a capacidade de produção aumentou para 600 pés. O sonho de Cristiane e Thiago é viver apenas da hidroponia. Os planos são aumentar a produção dos próximos seis meses.

Cristiane disse que, além da renda extra, a ideia era tornar a alimentação saudável mais acessível para os moradores da região.

“Empreender é muito bom, mas quando você faz isso com um propósito é melhor ainda e o nosso trabalho tem realmente o propósito de levar pra comunidade local um produto com preço acessível, um produto saudável. A gente sentia muito essa dificuldade, né? E aí a gente sentiu assim: ‘poxa, imagina se a gente conseguisse proporcionar pras pessoas da nossa comunidade aquilo de bom que a gente tem pra nossa família?’. Esse é o nosso trabalho, com muito amor e muito carinho”, contou Cristiane.

Com muita pesquisa, o terraço se transformou em uma estufa com iluminação e temperatura ideal para o cultivo de alface crespa e roxa. Em 12 meses, o casal investiu R$ 18 mil no negócio e ainda reduziu o custo reutilizando alguns materiais e usando madeira de reflorestamento.

O processo de produção dos agricultores urbanos também é econômico porque utiliza uma quantidade muito menor de água na comparação com o plantio na terra.

A dona de casa Cleonice dos Santos destacou a qualidade do alface produzido pelo casal.

“A outra alface eu acho meio amarga. Esse eu não acho meio amargo. O sabor é diferente até a folhagem, né? A cor da folhagem é diferente e é muito bom pra saúde”, disse a cliente.

Fonte: G1