5 coisas que você precisa ensinar seus pais idosos a usar no smartphone
Seja para diversão, seja para burocracia, seus pais precisam ter autonomia para mexer no celular. Ensine essas 5 coisas para eles!
Parece que tudo hoje em dia envolve saber mexer na internet, não é mesmo? Para nossos pais, essa habilidade se tornou essencial, principalmente depois da pandemia. Afinal, seja para fazer um PIX, seja para consultar a aposentadoria, eles vão precisar aprender pelo menos o básico no celular para terem independência.
Para te ajudar na missão, o Olhar Digital preparou uma lista com 5 tópicos para você ensinar seus pais hoje mesmo a se virar no celular. Bora lá?
O que você quer ensinar:
- Navegar na internet com segurança
- Usar o WhastApp
- Jogar e estimular o cérebro
- Cadastrar chave PIX
- Acessar serviços do governo
Navegar na internet com segurança
Comece pelo básico! A principal forma de mostrar um celular para um idoso é mostrar o funcionamento do navegador.
Antes de começar a aula, porém, sugiro baixar um antivírus no smartphone para garantir que seu aluno não vai clicar em links e baixar arquivos com vírus.
Depois, já baixe um navegador simples e seguro para facilitar o acesso. Algumas opções de aplicativos com maior proteção e privacidade são o Firefox Focus, DuckDuckGo Privacy Browser e Brave Browser.
Agora, veja algumas dicas do que ensinar:
- Mostre o ícone do navegador e como encontrá-lo na tela do celular;
- Depois, explique o navegador e ensine-o a abrir o Google;
- Quando ele já estiver familiarizada com o processo, mostre a barra de endereço;
- Agora, ajude-o a salvar suas primeiras páginas favoritas;
- Por fim, explique o que são os golpes de internet e o perigo de clicar em anúncios.
Usar o WhastApp
Se você não gosta do WhatsApp, procure qualquer outro aplicativo de troca de mensagens com possibilidade de mandar áudio e fazer videochamada. Assim, você e seus pais poderão manter contato facilmente.
Além disso, tenha em mente que mostrar o celular para o idoso de forma divertida é a melhor maneira para ele aderir ao uso do aparelho.
Depois de instalar o aplicativo e criar uma conta para seus pais, veja o que você precisa ensiná-los:
- Adicionar e procurar contatos no aplicativo;
- Enviar mensagem de texto;
- Enviar áudio;
- Baixar, salvar e enviar figurinha (principalmente, aquelas de “Bom dia” e com gatinhos);
- Fazer uma videochamada e aprender onde ficam os controles de microfone e câmera.
Jogar e estimular o cérebro
Ainda na parte mais divertida do celular, ensine seus pais a baixarem aplicativos de jogos das lojas oficiais. Para isso, lembre-se de:
- Apresentar o ícone da lojinha;
- Mostrar a guia “Jogos” e, dentro dela, a aba “Categorias”;
- Mostrar como avaliar de forma simples se o jogo é confiável: pelo número de downloads e a nota média de avaliação;
- Ensinar como baixar o jogo e onde acessá-lo no celular depois da instalação;
- Explicar que geralmente os jogos que são gratuitos tem publicidade. Então, ensine-os a fechar as publicidades;
- Por fim, não vincule um cartão de crédito ao celular para evitar que eles façam compras nos jogos.
Alguns dos jogos indicados para idosos no celular são aqueles que estimulam o raciocínio lógico e a memória. Na Play Store, do Android, tem toda uma seção de quebra-cabeça disponível com esses tipos de aplicativos.
Cadastrar chave PIX
Fazer um PIX é sinônimo de autonomia! Essa modalidade de transferência de dinheiro serve não apenas para ele passar um dinheiro para o netinho, mas também para pagar por produtos ou serviços em lojas físicas e online. Além disso, esse serviço é ainda mais simples de usar, já que não precisa decorar dados do banco ou usar um cartão.
A primeira coisa que eles precisam é do aplicativo do banco instalado. Para isso, basta acessar a loja de aplicativos do celular: Play Store para celulares Android e App Store para celulares equipados com iOS.
Depois de instalar o aplicativo, eles precisarão autorizar o dispositivo em uma agência do banco. Dá para ser feito inclusive nos caixas de autoatendimento, mas sugiro que nesses casos você vá com eles em uma agência ou que eles peçam ajuda da atendente, porque o caminho para autorizar o dispositivo pode não ser tão intuitivo como os dizeres “Saque” e “Extrato” que já aparecem na tela inicial.
Agora que o celular já está autorizado, é momento de cadastrar sua chave PIX, que nada mais é outra forma de dizer o banco, agência e conta. Só que ao invés de ter que decorar números, eles vão ter que informar dados que eles já sabem, como o CPF, o número do celular e, se eles forem até mais conectados, o endereço de e-mail.
Como a chave aleatória é uma sequência de letras e números complexa, não vou sugerir ela aqui. A ideia é facilitar a vida deles e não complicar, né? Mas, fica a seu critério apresentar essa opção para eles.
A gente já preparou um tutorial para cada um dos principais bancos brasileiros. Veja abaixo:
- Itaú;
- Nubank;
- Santander;
- Inter;
- Bradesco;
- Banco do Brasil.
Você pode cadastrar uma chave para cada conta ou cadastrar todas para uma única conta. Mas, se seus pais têm mais de uma conta, sugiro usar uma chave para cada uma. E, para eles não se esquecerem, anote e deixe na geladeira qual chave é de qual conta, ok?
Acessar serviços do governo
Atualmente, a maioria dos serviços do governo podem ser acessados pela internet também. Infelizmente, para cada serviço será necessário baixar um aplicativo diferente. Porém, hoje com apenas uma conta Gov, eles poderão fazer login em todos os aplicativos que desejarem – não sendo necessário memorizar vários usuários e senhas diferentes.
Veja uma lista de alguns serviços que eles podem acessar pelo celular:
- Imposto de renda (seja para declarar, seja para consultar os lotes de restituição);
- CNH;
- Meu INSS (incluindo, realizar a prova de vida)
- ConecteSUS (que inclui comprovantes de vacinação e resultados de exames);
- E-título (o aplicativo que permite o acesso ao título de eleitor digital no celular).
Pronto! Agora, ficou mais fácil apresentar o celular para um idoso, não é mesmo?
Fonte: Olhar Digital