UFMS abre inscrição para estudantes solicitarem Auxílio Emergencial
O auxílio atende especificamente os acadêmicos que passaram por mudanças bruscas no quesito socioeconômico; valor do benefício é de R$ 400
Estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) podem participar do processo seletivo para receber Auxílio Emergencial.
O benefício é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), destinado a assistir financeiramente aqueles que estejam passando por dificuldades socioeconômicas emergenciais, inesperadas e momentâneas, que podem colocar em risco sua permanência na universidade.
O edital acontece em fluxo contínuo durante todo o ano letivo de 2023, as inscrições e o envio de documentos devem ser feitos até o 5º dia de cada mês, sendo que as entrevistas com os estudantes serão realizadas entre os dias 10 e 15, com previsão de recebimento do auxílio até o 10º dia do mês seguinte à inscrição.
De acordo com o pró-reitor da Proaes, Albert Schiaveto de Souza, diferente dos outros editais de assistência estudantil, como o auxílio permanência, creche e moradia, este atende especificamente aqueles que passaram por mudanças bruscas no quesito socioeconômico.
“Este auxílio depende de uma entrevista com um assistente social da UFMS, que trabalha com os nossos estudantes nas unidades de apoio dos câmpus, ou da Cidade Universitária”, explicou.
O auxílio tem a duração de três meses, podendo ser prorrogado uma única vez em 2023 pelo mesmo período, mediante nova solicitação do estudante e análise da pró-reitoria.
O pagamento a ser recebido é semelhante aos dos demais recursos estudantis no valor de R$ 400, porém a quantidade se limita a 20 auxílios. Confira todas as especificações do edital.
Requisitos e procedimentos
Para se candidatar, o estudante deve possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio, não possuir curso superior, não receber nenhum auxílio ou subsídio da UFMS, e possuir situações agravantes de vulnerabilidade como por exemplo:
- desemprego próprio;
- provedor da família;
- falecimento do provedor da família;
- doença grave presente da Lista da Organização Mundial de Saúde;
- risco social após rompimento de vínculos familiares;
- mudança de município para realizar graduação.
A solicitação para o Auxílio Emergencial deve ser feita em duas etapas, começando pela Atualização do Perfil do Estudante no Sistema Acadêmico. Nesta primeira parte, o candidato deve informar a renda per capita que consta na folha resumo do Cadastro Único, anexando o documento devidamente assinado.
Na segunda etapa, deve acessar o Sistema de Seleção, preenchendo e incluindo o formulário de inscrição, e anexando todos os documentos que comprovem a situação atestada. Após conferir todos os dados, pode finalizar o cadastro.
Fonte: Correio do Estado