Publicidade

Tribunais de Contas de todo o País discutem avanços da inteligência artificial

13, agosto 2024
Tribunais de Contas de todo o País discutem avanços da inteligência artificial

O 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas reuniu especialistas, pesquisadores e servidores públicos da área de Tecnologia da Informação, Controle Externo e Gestão e Governança

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participou do 1° Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado nos dias 01 e 02 de agosto de 2024, em Recife (PE). Representaram o TCE-MS, o diretor da Secretaria de Controle Externo, Eduardo Dionizio, o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, José Augusto Ferreira, o chefe da Consultoria de Governança Estratégica (CGE), Geanlucas Júlio de Freitas, e a chefe interina da Consultoria de Gestão Estratégica, Ariene Castro.

O 1º Encontro Nacional de Inteligência Artificial dos Tribunais de Contas reuniu especialistas, pesquisadores e servidores públicos da área de Tecnologia da Informação, Controle Externo e Gestão e Governança dos Tribunais de Contas de todo o país, com o objetivo de discutir os avanços da IA e suas aplicações no controle externo, na gestão e governança, sem descuidar das contradições e riscos que essa nova tecnologia apresenta. O evento também teve um espaço para compartilhar experiências e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos órgãos de fiscalização.

Para o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MS, José Augusto Ferreira, o encontro foi uma oportunidade de conhecer as experiências de IA já implantadas em alguns Tribunais de Contas, trabalhos de universidades e de fornecedores. “A inteligência artificial veio para ficar, esse é um caminho sem volta. Estamos vivendo uma disruptura e nossa vida não vai mais existir sem a IA. É uma ferramenta que vai fazer parte do nosso dia a dia, que veio para facilitar a nossa rotina, sem tirar o comando humano”.

Por: Tania Sother 

Fonte: TCE MS