Publicidade

Terenos, Anastácio e Iguatemi celebram aniversário de emancipação política

7, maio 2023

Três municípios do interior do Estado comemoram data

Os municípios de Terenos, Anastácio e Iguatemi celebram aniversário de emancipação política neste domingo.

Localizada a 31 quilômetros da Capital, Terenos comemora seu 70° aniversário. O registro histórico do município inicia em 1914, com a implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), em área ocupada pelos indígenas da etnia Terena, que motivou o nome da cidade. Segundo a organização Povos Indígenas do Brasil, a construção da NOB, foi responsável pelo aumento da população não-indígena em cinco vezes na região.

Em 8 de maio de 1924, o Governo do Estado instalou a Colonia Agrícola de Terenos, para assentar as famílias dos agricultores da região. Seis anos depois, em 1929, o povoado de Terenos foi elevado a categoria de distrito e em 1953, com a Lei n° 674, de 11 de dezembro, o distrito de Terenos foi elevado a categoria de município. Segundo IBGE, em 2021, a estimativa populacional da cidade era de 22.721 mil habitantes.

Para as comemorações está programada a entrega de obras no Parque Isaac Cardoso Filho, às 9h, e Marcha Pra Jesus durante a noite de aniversário.

Anastácio, localizado a 122 quilômetros de Campo Grande, comemora seu 58° aniversário de emancipação política e administrativa. Segundo o IBGE, a população estimada da cidade, em 2021, era de 25.336 mil habitantes.

A origem de Anastácio está intimamente ligada à Aquidauana, que teve sua origem em agosto de 1892. O distrito com nome de Anastácio, subordinado ao município de Aquidauana, foi criado em 1960. O distrito foi elevado a categoria de município com a Lei Estadual n° 2.143, de 18 de março de 1964. A cidade comemora seus 58 anos, na data em que o primeiro prefeito do município foi eleito.

Neste domingo, a programação começa com a Missa do Peão Boiadeiro, a Cavalgada do Peão Boiadeiro e o Grande Prêmio de Turfle. No início desta manhã será feito o Hasteamento dos Pavilhões no Paço Municipal, e também ocorrerá o tradicional Desfile Cívico.

Paixão de Cristo – O Musical se apresenta às 19h na Praça de Eventos Arandu para encerrar a noite do aniversário da cidade. Para amanhã, e quarta-feira (10) a programação da prefeitura é de visita às obras de recapeamento, pavimentação e inauguração de quadra poliesportiva.

Iguatemi, comemora também seus 58 anos de emancipação. Localizado na segião sul do Estado, a 412 quilômetros da Capital, o município teve a população estimada em 16.273 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A cidade que se desenvolveu no entorno da nascente do córrego Sacaron, tem o nome de origem Tupi Guarani, que significa “fonte de água pequena”. A história da cidade teve inicio com o povoamento da região com a Colônia Militar de Iguatemi. Em 1963, o município de Iguatemi foi criado, e desmembrado de Amambai. A instalação oficial foi feita em 8 de maio de 1965, com a criação da primeira câmara e posse do primeiro prefeito eleito.

A comemoração dos 58 anos da cidade tem missa em Ação de Graças, show de prêmios, abertura da Feira da Agricultura Familiar e Praça de Alimentação durante a tarde. Para encerrar a festança, a noite terá show do grupo Pratas da Casa, a dupla Munhoz e Mariano e o grupo Som do Conesul finaliza a noite.

Fonte: Campo Grande News