TCE faz pente-fino em Unidades Básicas da Saúde da Capital
Auditores prometem fazer vistoria em 33 unidades e numa segunda etapa também pretendem passar pelas UPAs
Auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foram às ruas na manhã desta quarta-feira (31) para fazer uma espécie de pente-fino em Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande. Até o fim dos trabalhos 33 postos de saúde, entre UBS e USF, serão visitadas pelos auditores estaduais de controle externo do TCE, divididos em 11 equipes.
Conforme a assessoria do TCE, “a intenção é fazer um diagnóstico dos serviços da atenção primária, que servirá de subsídio para a correção dos problemas, e levantar objetos para futuras fiscalizações”.
A ação está sendo coordenada pelo chefe da divisão da saúde do TCE-MS, Haroldo Oliveira Souza, sob a relatoria do conselheiro Marcio Monteiro. O trabalho de fiscalização será feito por meio de questionário sobre as instalações, equipamentos, recursos humanos, exames, medicamentos e insumos, imunização entre outros e o registro fotográfico dos achados.
Conforme a assessoria do Tribunal, os trabalhos são semelhantes aos desenvolvidos em escolas públicas do país inteiro por integrantes dos tribunais de todos os estados. A diferença é que agora a vistoria ocorre somente em Campo Grande e a previsão é de que numa segunda etapa os técnicos façam vistorias semelhantes também nas UPAs da Capital.
Conforme o TCE, 80% dos casos de atendimentos em hospitais ou UPAs poderiam ser resolvidos por meio de atendimentos nas Unidades Básicas, o que evitaria os constantes problemas de superlotação em hospitais, como está ocorrendo nos últimos meses tanto na rede pública quanto na privada de Campo Grande.
Fonte: Correio do Estado