Publicidade

Programa TCE na Medida 2023 é lançado com evento para os servidores  

19, julho 2023
Programa TCE na Medida 2023 é lançado com evento para os servidores

Essa é a 3ª edição do programa implementado pelo TCE-MS para incentivar os servidores a adotarem hábitos de vida saudável, estimulando na prática de atividade física

O lançamento oficial do programa TCE na Medida 2023 foi na manhã desta terça-feira (18), no auditório da Escoex, e contou com a participação em massa dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul. Essa é a 3ª edição do programa implementado pelo TCE-MS para incentivar os servidores a adotarem hábitos de vida saudável, estimulando na prática de atividade física.

O evento teve início com a apresentação de duas palestras, a primeira foi proferida pelo médico, nutrólogo e especialista em Medicina Integrativa, Fernando Batoni. Didaticamente ele explicou que a nutrologia é uma especialidade médica relativamente nova, e que tem como base a medicina preventiva. Com números e gráficos, ele apresentou dados dos tipos de patologias que mais acometem os brasileiros: diabetes, cânceres de pele, próstata, colo do útero, de mama, e problemas cardiovasculares.

“O que muitos desconhecem é que a incidência de todas essas patologias, não é em razão de genética. Seu aparecimento é porque elas tiveram um ambiente biológico desfavorável para a manifestação do sintoma. Por exemplo, o câncer do sistema digestório, sabemos que nossa alimentação é muito rica em aditivos e por alimentos que tem caráter inflamatório, como a bebida alcoólica, os açúcares, a caseína do leite e os farináceos, que criam um meio mais propício para que as células se diferenciem erroneamente e consequentemente possa se desenvolver algum tipo de tumor no organismo”, alertou Fernando Batoni.

A nutricionista e especialista em nutrição esportiva, Maria Rita Teixeira, explicou que o não emagrecimento, na maioria das vezes, é uma questão comportamental. “As pessoas precisam entender o que é emagrecer de fato, e um emagrecimento sustentável, que tenha uma continuidade. As pessoas pensam que emagrecer é perder peso na balança, e na verdade é ganhar, só que massa magra”, explicou.

O programa promovido pelo TCE-MS, é uma realização da Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, por meio da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida.

TCE na Medida 2023

Com o tema “A Jornada para sua melhor versão”, dessa vez, a novidade é que o programa terá duração de 3 meses. Durante os 90 dias os servidores serão acompanhados de perto, tanto pela nutricionista Maria Rita Teixeira que vai elaborar um plano de alimentação saudável, de acordo com a necessidade e especificidade de cada participante, quanto pelo fisioterapeuta e profissional de educação física, Rodrigo Ricarte, que terá como missão criar grupos que incentive os servidores participantes para a prática de caminhadas, corridas, pilates, musculação, tudo feito em grupos.

Outra novidade do programa, é a participação da professora e bailarina de dança do ventre, Nidal Abdul, que ficou com o desafio de ministrar aulas da dança milenar com exclusividade para um grupo que será formado por servidoras do TCE-MS. As aulas serão gratuitas, duas vezes na semana, e deverá ocorrer em alguma sala, nas dependências do próprio TCE-MS, logo após o expediente de trabalho normal. A Academia Raros também estará oferecendo descontos para os servidores que participarem do crossfit.

A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida explica que o programa TCE na Medida quer que o servidor dê o primeiro passo para uma grande caminhada, rumo a uma “competição” saudável literalmente.

“Uma mudança no estilo de vida, é cinco vezes mais eficiente com atividades em grupo, do que um tratamento individual. Isso porque, com o grupo, o participante se vê em uma rede de apoio onde tem contato com pessoas que têm as mesmas dificuldades que ele, mesma rotina e assim conseguem se motivar com o resultado do outro. Nosso objetivo é promover saúde, porque cuidar de um indivíduo individualmente, se podemos fazer se multiplicar”, conclui Tatiana Bazan.

Por: Olga Mongenot

Fonte: TCE MS