Mato Grosso do Sul registra mais 601 casos e sete mortes por Covid

As vítimas tinham entre 41 e 87 anos e eram dos municípios de Bela Vista, Dourados, Sidrolândia, Paranhos, Naviraí, Campo Grande e Dourados
Em uma semana, Mato Grosso do Sul registrou 601 novos casos e sete mortes de Covid-19, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado na manhã desta terça-feira (6).
As sete vítimas que não resistiram aos sintomas da doença tinham entre 41 e 87 anos e eram dos municípios de Bela Vista, Dourados, Sidrolândia, Paranhos, Naviraí, Campo Grande e Dourados.
De acordo com a SES, todas apresentavam doenças crônicas como hipertensão e problemas respiratórios. A taxa de mortalidade no Estado é de 4,3 para cada 100 mil habitantes
Com isso, desde o início da pandemia, o Estado totaliza 613.443 pessoas infectadas e 11.059 perderam a vida no estado.
Entre os casos ativos, 1.327 pessoas estão em isolamento domiciliar, 14 estão hospitalizadas, com 8 pacientes em leitos clínicos e outras seis em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os municípios que registraram o maior número de novos casos foram: Campo Grande (+282), Naviraí (+142), Dourados (+67), Jardim (+24) e Guia Lopes da Laguna (+13).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, no dia 5 de maio, o fim da emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à Covid-19.
Porém, vale ressaltar que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não significa que a COVID-19 tenha deixado de ser uma ameaça à saúde.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre
- Tosse seca
- Perda do olfato
- Perda do paladar
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
- Tosse
- Espirro
- Catarro
- Apertos de mão
- Contato pessoal próximo
- Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
- Vacinação contra Covid-19
- Uso de máscara
- Uso de álcool gel
- Lavagem das mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos pessoais
- Ventilar ambientes
- Evitar aglomerações e espaços fechados
Fonte: Correio do Estado