Publicidade

Inmet faz alerta de risco de tempestade com queda de granizo em 13 cidades

7, maio 2023
1cmxkfxk9iwcu

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos

O Inmet (Instituto Nacional  de Meteorologia) colocou 13 cidades de Mato Grosso do Sul em alerta de tempestade com chuva de 20 a 50 mm (milímetros) em 24 horas, ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e queda de granizo.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O aviso foi emitido às 10h de hoje e termina amanhã. Para evitar transtornos durante a chuva, veja algumas orientação encaminhadas pelo Inmet.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétrica. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

As cidades que devem ficar em alerta são: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.

Mudança do tempo – Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso Sul), o tempo começa a mudar a partir de hoje com o avanço de cavados e intenso fluxo de calor e umidade.

A combinação destes fatores, além da aproximação de uma nova frente fria, deve favorecer a formação de instabilidades atmosféricas (chuva) para a região sul do Estado (Dourados e Ponta Porã). Após a passagem da frente fria, a próxima semana será de queda acentuada das temperaturas, com valores que devem variar entre 10 a 12°C.

Fonte: Campo Grande News