Publicidade

Há 14 anos em funcionamento na praça do rádio, feira agroecológica participa de ação nacional

6, julho 2023
Há 14 anos em funcionamento na praça do rádio, feira agroecológica participa de ação nacional

A Feira da Praça do Rádio está participando da XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Com o tema “Produto Orgânico – Amigo do Clima”, a iniciativa objetiva ressaltar os benefícios do alimento orgânico como instrumento de preservação do meio ambiente e opção resiliente ante às mudanças climáticas.

Iniciada há 14 anos, a feira é uma das iniciativas da Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), e visa fomentar a agricultura familiar e a economia sustentável.

Jéssica Viana Espínola é cliente da feirinha há anos e ressalta a importância de comprar do pequeno produtor. “Sou cliente fiel da feira. Gosto de vir aqui, porque tem alimentos saudáveis, direto do produtor, o que estimula uma cadeia justa de comércio”, frisa.

Quem também bate ponto no local é Maria Aparecida de Melo. “Desde que começou a feirinha eu compro aqui. Eu era funcionária da Prefeitura e todas as quartas-feiras eu vinha aqui. Eu gosto de levar um pouco de tudo: laranja, alface, cheiro verde, banana. Prefiro comprar aqui do que no mercado”.

Vanderlei Azambuja Fernandes, que é diretor financeiro da Asulpoa (Associação sul-mato-grossense de produtores orgânicos e agroecológicos) explica que a campanha nacional do orgânico acontece todos os anos na Praça do Rádio. “Estamos indo para 14 anos de feira na Praça do Rádio e este ano já estamos na 19ª campanha nacional do orgânico, o tema em 2023 é orgânico amigo da natureza. O evento vai acontecer uma vez ao mês e em cada edição haverá alguma novidade para marcar a campanha e promovê-la”, revela.

No lançamento do evento nesta quarta-feira (5) foi oferecido aos presentes uma café da manhã saudável, que incluiu pães e bolos de fermentação natural, suco verde e café orgânico. Também teve distribuição de mudas nativas, ervas medicinais e terra adubada.

Campanha

Durante a Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico são desenvolvidas ao longo do ano, atividades de divulgação nos estados, assim como a integração com diversos eventos e outras campanhas relacionadas com a temática da produção orgânica, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da agrobiodiversidade, entre outros.

Por meio da iniciativa, os consumidores podem entender sobre os mecanismos de controle que são utilizados no Brasil para a garantia da qualidade orgânica, de maneira que identifiquem esses produtos no mercado e como podem participar do processo de controle social. Sendo possível, assim, evitar as fraudes, que prejudicam tanto os produtores como os consumidores.

Fonte: Prefeitura de Campo Grande