Publicidade

Guarani-Kaiowá e Terenas bloqueiam parte de anel viário em Dourados para pedir libertação de indígenas presos

22, abril 2023
indigenas

De acordo com agentes que estão no local, parte da via está com galhos e arbustos, no entanto, o trânsito não foi afetado e segue normalmente e a movimentação no local é pacifica.

Um grupo de indígenas das etnias Guarani-Kaiowá e Terena bloquearam parte de anel viário em Dourados, na tarde deste sábado (22), a 256 quilômetros de Campo Grande, em forma de protesto contra a prisão de nove indígenas, no último dia (6), após invasão de um terreno onde está sendo construído um condomínio de luxo no município.

De acordo com indígenas que participam da ação, o movimento é pacífico. A Polícia Militar foi acionada e está no local conduzindo o trânsito.

Conforme o tenente Rodrigo Froés, a movimentação começou por volta das 12h30. “O trânsito está fluindo tranquilamente, apenas uma parte está fechada com galhos e arbustos, estamos aqui apenas monitorando e conduzindo os motoristas que passam pelo local”.

Os manifestantes alegam que a prisão foi injusta e pedem a liberação dos indígenas.

Entenda

Indígenas guarani-kaiowá em Dourados — Foto: Cimi Regional

Indígenas guarani-kaiowá em Dourados — Foto: Cimi Regional

Os nove indígenas – entre eles o ex-candidato ao governo de Mato Grosso do Sul, nas eleições de 2022, Magno de Souza – foram presos após invadirem um terreno em que eles alegam ser de origem indígena e por isso não poderia receber a construção de um condomínio de luxo.

Equipes do Batalhão de Choque e Força Tática da Polícia Militar foram acionados para intervir na ocupação da área, e após supostas agressões e ameaças, os homens foram levados para a delegacia de Dourados. As prisões foram homologas pela justiça federal.