Publicidade

Grupo de estudos conhece a importância da TI no TCE-MS

13, julho 2023
Grupo de estudos conhece a importância da TI no TCE-MS

A capacitação foi ministrada pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MS (STI), Daniel Eduardo Funabashi de Toledo.

Dando continuidade ao projeto “Conhecendo mais o TCE-MS”, o grupo de estudos formado por servidores que compõem a Escola Superior de Controle Externo (Escoex) e a Diretoria de Comunicação do TCE-MS, aprimoraram mais seus conhecimentos sobre outro importante setor da Corte de Contas, o de TI – Tecnologia da Informação. A capacitação foi ministrada pelo diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE-MS (STI), Daniel Eduardo Funabashi de Toledo.

“Quando vocês veem um computador, celular, aparelhos eletroeletrônicos, aparelhos de som, transmissão de rádio, internet, o antigo processamento de dados, tudo envolve a TI”, explicou Funabashi durante a abertura da apresentação, que destacou o trabalho do setor de Tecnologia da Informação, no âmbito do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o diretor, a área de Gerência e Suporte possui três níveis de atendimento. Sendo que o primeiro nível compreende todo o atendimento básico ao servidor usuário, atendimento interno e externo, feito pelo telefone. Trata-se de um suporte mais básico para demandas mais simples. Na parte de gerência de sistemas, o TCE-MS possui 55 sistemas, desde sites, RH, administrativo e de prestação de contas.

Com relação à infraestrutura, Daniel destacou o funcionamento e manutenção dos aparelhos, da estrutura no prédio da Corte de Contas, e a recente troca dos cabeamentos, que permitiu a melhora substancial na velocidade da internet e também a questão de segurança virtual. 

Para concluir a explanação, o diretor da TI alertou que apesar do sistema implementado no TCE ser de extrema segurança, o usuário, que é o servidor, tem que cuidar de seus dados pessoais ao acessar o sistema do Tribunal de Contas.

“O elo mais fraco é o usuário, já que o sistema de TI da Corte de Contas é o que há de melhor no mundo. E hoje temos que prezar pelos nossos dados, se não tivermos segurança em nossos dados poderemos sim ter algum tipo de problema futuro. O grande ápice dessa conversa que tivemos aqui hoje, é a responsabilidade que cada um tem no seu dia a dia para preservar a instituição”, finalizou.

A área de Tecnologia da Informação compreende uma série de soluções e atividades que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes (doméstica ou empresarial), para facilitar o acesso, fazer análises e gerenciamento de informações. A TI é uma área que ajuda as empresas a lidar e trabalhar com seus dados e otimizar seus processos. (*fonte: maisdados.com.br).

Por: Olga Mongenot

Foto por: Mary Vasques

Fonte: TCE MS