Estado vai criar sistema de alerta e monitoramento da gripe aviária
A iniciativa envolverá órgãos de defesa agropecuária federal e estadual, indústria avícola, avicultores.
O Governo de Mato Grosso do Sul realizará uma ação conjunta para criar um sistema de alerta e monitoramento da gripe aviária no estado. A iniciativa envolverá órgãos de defesa agropecuária federal e estadual, indústria avícola, avicultores, entidades como a Famasul, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil.
A decisão foi tomada após uma videoconferência com o ministro da Agricultura e a equipe de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com representantes de órgãos de fiscalização e vigilância sanitária animal de todo o país.
Desde fevereiro de 2023, quando foram registrados os primeiros casos da doença em animais silvestres na Bolívia, o serviço de defesa sanitária animal do estado, representado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e o Mapa, têm atuado em conjunto com barreiras sanitárias e fiscalização em Corumbá.
Com a detecção de focos da doença no Paraguai, também foram estabelecidas barreiras de fiscalização nas cidades de Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho, além da orientação à população sobre os riscos da gripe aviária.
Será publicado um decreto para formalizar a criação do sistema de alerta e monitoramento, com a participação não apenas de órgãos de defesa, mas também da indústria, avicultores, Famasul, Defesa Civil e Polícia Militar Ambiental. O objetivo é fortalecer o monitoramento e a orientação, tanto na avicultura comercial quanto em relação às aves silvestres. Medidas adicionais de biossegurança estão sendo implementadas nas granjas de produção de ovos e carne de frango, com o objetivo de reforçar a segurança sanitária.
Fonte: Hoje Mais