Empresários protestam contra fechamento de acesso na saída para Cuiabá
Equipes da CCR estiveram no local na manhã desta quarta-feira para instalar guard rail
Empresários se reuniram na manhã desta quarta-feira (10) para protestar contra a instalação de guard rail em trecho da BR-163 que dá acesso ao Jardim Colúmbia, em Campo Grande, na saída para Cuiabá. Segundo relatos ouvidos pela reportagem, a obstrução do acesso prejudica o comércio local, além de colocar os moradores em risco, com a passagem dos caminhões por dentro do bairro.
saías Bernardo da Silva Júnior, 42 anos, trabalha com locação de máquinas agrícolas e relata que os empresários da região foram surpreendidos pela chegada de funcionários da CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163 em Mato Grosso do Sul, no local. “A CCR quer fechar a única entrada boa que temos e a gente não quer aceitar. Lá pra baixo fecharam tudo. Todo mundo aqui usa essa entrada. Estão tirando nosso direito de ir e vir, da gente trabalhar”.
Segundo o empresário, este é o único meio que as carretas e os caminhões têm para acessar as empresas. Com a obstrução da passagem, os caminhoneiros terão que entrar no bairro para chegar ao local, correndo risco de danificar o asfalto e arrebentar os fios de energia.
Guard rail será instalado em trecho da BR-163 que dá acesso ao Jardim Colúmbia. (Foto: Marcos Maluf)
Elaine Cristina Ferreira Dávila, 46 anos, trabalha no ramo de hotelaria na região há 23 anos e aponta que fechar o acesso não é a melhor solução e que o local necessita de um planejamento de estrutura. Com o acesso fechado, a empresária estima que vai perder pelo menos 80% da clientela. “Se fechar essa entrada, vão causar outro problema. Os veículos de carga pesada vão entrar no bairro. Asfalto não vai aguentar, fiação vai arrebentar, sem contar os perdestes. Bairro não é preparado pra isso”.
Unidos em frente à estrada, empresários também destacam a luta por melhorias no asfalto do bairro e na infraestrutura da própria BR, além de alternativas mais seguras para o acesso dos clientes. “A gente quer asfalto, quer segurança para trabalhadores que atravessam a rua não serem atropelados”, declara Elaine.
A reportagem entrou em contato com CCR e foi informada que o fechamento do acesso no local foi feito após avaliação técnica das equipes da concessionária, que constataram risco de acidentes. De acordo com a nota, o acesso é irregular e os representantes da comunidade foram avisados da instalação do guard rail durante reunião realizada pela empresa no final do mês de abril.
Fonte: Campo Grande News