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Contestação de cobranças no cartão de crédito lideram reclamações no Procon/MS

3, junho 2023
cartoes-credito

Reclamações de crédito consignado, energia elétrica e internet fixa ou banda larga também compõem a lista; mulheres entre 59 e 68 anos de idade são as que buscam orientação

Contestação de cobrança e contrato são os itens mais demandados entre os serviços questionados por consumidores junto aos canais de atendimento da Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul (Procon/MS).

De acordo com o Procon/MS, só em maio, foram registrados 2.217 atendimentos. Os cartões de crédito, débito e de lojas são os líderes no ranking com 368 ocorrências, seguido pelo crédito consignado, energia elétrica e internet fixa ou banda larga, com empate de 109 queixas formalizadas.

No período, a lista com os cinco setores na qual obtiveram mais reclamações dos da população inclui empresas de telefonia fixa (94), móvel pós-paga (82) e reclamações sobre aparelho celular (67).

No ano de 2022, o Procon/MS realizou 23.110 atendimentos e 6.968 reclamações fundamentadas. As reclamações fundamentadas são aquelas que demonstram a legitimidade entre as partes (consumidor e fornecedor) com elementos capazes de mostrar a verossimilhança e que não foram prontamente solucionadas pelo fornecedor.

Entre as principais constatações que lideraram a lista de reclamações no órgão durante o período, estavam: conta de energia elétrica (176), conta de água (145) e serviços prestados por bancos (104). O balanço foi divulgado no dia 15 de março em alusão ao Dia Mundial do Consumidor. 

Perfil

Conforme a secretaria de defesa ao consumidor, foram as mulheres que mais buscaram a orientação e defesa de seus direitos enquanto consumidoras entre os meses de janeiro e maio de 2023. Elas representam 4.306 dos 9.530 atendimentos registrados, ou 45,18% do total, desde o início do ano.

Quanto a idade do consumidor que tira dúvidas, encaminha denúncias e registra reclamações, a faixa etária mais representativa está entre 59 e 68 anos (18,5%). Pessoas físicas equivalem a 90,32% (8608) das demandas, enquanto empresas somam 3,03% (289).

Serviço

Para tirar dúvidas e realizar denúncias sobre as relações de consumo pelo telefone 151 ou por meio de formulário online disponível no site www.procon.ms.gov.br. Todos os registros são analisados e fiscalizados conforme a legislação vigente.

O atendimento presencial pode ser acessado pelo cidadão em Campo Grande nas unidades do Fácil Aero Rancho e Shopping Bosque do Ipês, no CIJUS (Centro Integrado de Justiça) e na sede do Procon/MS, das 7h às 19h, localizado na Rua 13 de Junho, nº 930.

Fonte: Correio do Estado