Celebrações apaixonadas crescem e MS movimentará quase R$ 65 milhões a mais
Diferença do gasto total com presentes e comemorações, de um ano para outro, é de R$ 132 mi em Mato Grosso do Sul
Sul-mato-grossenses que demonstram sua paixão e realmente celebram o Dia dos Namorados cresceram 21,47% de 2022 para cá e, somente os gastos com as comemorações devem refletir para o Estado quase R$ 65 milhões a mais em 2023.
Dados de Intenção de Compras e Comemorações dos residentes em Mato Grosso do Sul, para o Dia dos Namorados (do Instituto de Pesquisa da Federação do Comércio de MS) mostram que mais da metade (55,07%) dos 1.981 entrevistados fazem parte do grupo daqueles que devem comemorar.
Vale lembrar que essa taxa percentual era pouco mais de 33% em 2022 e, somente a movimentação financeira com as comemorações, devem refletir em R$ 161.556.304 para o Estado em 2023,
Ainda, Mato Grosso do Sul prevê uma movimentação financeira, com presente, de R$ 209.659.515 em 2023, sendo que alcançou pouco mais de R$ 141 mi no ano passado.
Em valores totais os apaixonados devem render mais de R$ 371 milhões para o Estado com o que pretendem gastar, em comemorações e presentes, para o Dia dos Namorados de 2023, diferença de 56% se comparado o valor total obtido por MS no ano passado.
Também, conforme a pesquisa, o município com melhor desempenho na diferença 2023/2022 é Ponta Porã (101%) – saltando de seis para R$ 13.188.924 milhões em 2023 – e Dourados (94%), que registrou R$ 14.973.495 a mais de um ano para o outro.
Confira os demais municípios em destaque:
Município | Valor Total 2023 | V.T 2022 com atualização IPCA | Diferença 2023/2022 |
Campo Grande | R$ 123.393.307 | R$ 77.415.595 | 59% |
Coxim | R$ 4.105.594 | R$ 2.722.917 | 51% |
Bonito | R$ 3.320.724 | R$ 2.347.313 | 41% |
Corumbá/Ladário | R$ 17.582.034 | R$ 13.726.268 | 28% |
Três Lagoas | R$ 12.151.240 | R$ 11.362.707 | 7% |
Na mira da compra
Pelo levantamento da pesquisa, o sul-mato-grossense está pretendendo gastar em média R$ 431,65, prezando a qualidade (38,27%) na hora da compra e as grandes lojas (47,61%), seguidas das empresas próximas de casa (33,40%) para desprender seu dinheiro neste Dia dos Namorados.
Ainda, quando lançado um olhar sobre onde acontecem essas celebrações apaixonadas, quase metade dos entrevistados (48%) disse que comemorará o Dia dos Namorados em algum restaurante, bar ou lanchonete.
Além desses, outros 26% devem mostrar seus dotes culinários e cozinhar para sua companhia; enquanto outros 11% devem passear e cerca de 5% tirar a data para ver um filme no cinema.
Entretanto, ainda que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha “prometido” o tal Ministério do Namoro para “só depois do Carnaval” a pesquisa da Fecomércio MS mostra que o principal motivo entre aqueles que não vão presentear é justamente o fato de não estarem namorando, sendo (ironicamente) a grande maioria 59,72%.
Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a expectativa positiva para este período deve ser a oportunidade que o empresário precisa para aumentar faturamento e lucro.
“Algumas dicas para os empresários são: trabalhar a identidade visual do estabelecimento ou das suas redes sociais conforme a temática da data, porque isso costuma despertar o interesse das pessoas; outra coisa é oferecer produtos de boa qualidade, porque isso é um fator importante para todo mundo; quando possível conceder descontos para o seu cliente, afinal há uma grande espera por isso”, conclui.
Fonte: Correio do Estado