Preços de minério de ferro e aço caem por pessimismo com setor imobiliário da China
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro mais ativo em junho chegou a cair até 3,4%, para 101,80 dólares a tonelada
Os preços futuros de referência do aço e ingredientes siderúrgicos, incluindo minério de ferro, tiveram queda nesta segunda-feira, perdendo alguns dos ganhos registrados na semana passada devido às preocupações persistentes com o fraco setor imobiliário da China.
O contrato de minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China DCIOcv1 encerrou as negociações diurnas com queda de 2,7%, a 716 iuanes (103,59 dólares) a tonelada.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de minério de ferro mais ativo em junho chegou a cair até 3,4%, para 101,80 dólares a tonelada, o valor mais baixo desde 15 de maio.
Os preços do ingrediente siderúrgico subiram 6% na semana passada em Cingapura, à medida que cresciam as esperanças de mais estímulos políticos para sustentar a recuperação econômica irregular da China, principal produtora mundial de aço.
A China tomará medidas mais direcionadas para expandir a demanda doméstica e estabilizar a demanda externa em um esforço para promover uma recuperação econômica sustentada, disse o primeiro-ministro Li Qiang, segundo a rádio estatal, nesta quinta-feira.
“Um dos principais problemas com os ralis movidos pelo sentimento é que eles são incrivelmente frágeis, a menos que os fundamentos se recuperem mais cedo ou mais tarde –o que é altamente improvável por enquanto”, disse o diretor administrativo da Navigate Commodities, Atilla Widnell.
Um ritmo mais lento de valorização dos preços das residências na China, juntamente com dados pessimistas da semana passada mostrando uma queda acentuada nos investimentos e vendas imobiliárias, levantaram dúvidas sobre a força da recuperação no setor imobiliário, um dos principais impulsionadores da demanda por aço e crucial para o saúde da economia da China.
Fonte: InfoMoney