Entenda o impacto que a greve de roteiristas pode causar na indústria

Roteiristas entraram em greve nesta terça (2/5) e lutam pelo aumento salarial e acordos trabalhistas que se adequem aos streamings
Os profissionais do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA) entraram em greve nessa terça-feira (2/5), após o acordo trabalhista vigente entre a associação e os grandes estúdios de Hollywood chegar ao fim sem acordos comerciais e trabalhistas. Profissionais da área já ventilam possíveis atrasos em lançamentos, número este que pode atingir cerca de 600 produções.
O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos afirma que a decisão da greve se deu após seis semanas de tentativas de acordos com estúdios, plataformas e talentos para aumentos salariais e acordos trabalhistas, com foco no grande lucro gerado pelas produções para os streamings.
“A direção e conselho do WGA, atuando sob autorização de seus membros, votou para declarar greve, efetiva a partir de 00h01 desta terça-feira, 2 de maio. A decisão foi tomada após seis semanas de negociações com Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner, NBC Universal, Paramount e Sony, sob o guarda-chuva da Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP)”, diz nota da WGA, publicada nas redes sociais.
Sendo assim, os membros do sindicato devem parar de prestar serviços em qualquer projeto que tenha jurisdição sobre o sindicato.
A Aliança de Produtores de Filmes e TV afirma que a greve pode afetar cerca de 600 produções para cinema, televisão e streaming. Em um primeiro momento, a imprensa norte-americana já afirma que talk-shows de sucesso foram paralisados pela greve.
De acordo com o The Wrap, os programas Last Week Tonight with John Oliver, The Late Show with Stephen Colbert, Jimmy Kimmel Live, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers não vão entrar ao vivo por conta das paralisações.
No Twitter, o showrunner Jon Hurwitz, responsável pela série Cobra Kai (Netflix), afirmou que o lançamento da quinta e última temporada da produção vai atrasar por conta da greve de roteiristas.
Fonte Metropoles