À espera de acordo sobre dívida nos EUA, bolsas da Ásia fecham em alta
A elevação do teto da dívida do EUA é considerada fundamental para evitar um calote do governo americano; acordo estaria mais próximo
Os principais índices das bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta sexta-feira (26/5), com um otimismo maior em relação a um possível desfecho das negociações sobre o teto da dívida dos Estados Unidos.
Na véspera, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, disseram que as conversas avançaram nas últimas horas e que um acordo estaria próximo.
A elevação do teto da dívida americana é considerada fundamental para evitar um calote do governo. Mas o prazo está apertado: segundo a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, o governo pode começar a deixar de honrar seus pagamentos a partir de 1º de junho se o teto da dívida não subir.
Na bolsa de Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,37%, enquanto o Kospi, de Seul, teve ganhos de 0,16%. Em Taiwan, o índice Taiex subiu 1,3%.
Na China Continental, o Xangai Composto terminou o dia com alta de 0,35%, enquanto o Shenzhen Composto, menos abrangente, subiu 0,32%.
Em Hong Kong, o mercado não abriu nesta sexta por causa de um feriado. No dia anterior, o índice Hang Seng fechou no menor nível do ano.
Fonte: Metrópoles