Nacional

A polêmica propaganda da Adidas banida por mostrar seios nus com ‘diversidade’


A agência que regula a publicidade no Reino Unido recebeu reclamações de que as imagens dos anúncios 'reduziram as mulheres a apenas partes do seu corpo'. A polêmica propaganda da Adidas banida por mostrar seios nus com 'diversidade'
Adidas via BBC
A Adidas foi proibida de veicular propagandas de seus sutiãs esportivos que apresentavam fotos de seios nus no Reino Unido. A agência que regula a publicidade disse que as imagens mostravam nudez explícita.
Imagens dos seios de dezenas de mulheres de várias cores de pele, formas e tamanhos em formato de grade apareceram em um tuíte e em dois outdoors.
A Advertising Standards Agency descobriu que todas essas versões podem causar ofensa ao público. A Adidas disse que as propagandas "mostram o quão diversos são os seios" e, portanto, quão importante é o sutiã esportivo correto.
Um porta-voz da Adidas UK disse que empresa está orgulhosa da campanha e continuou a exibir as imagens em seu site.
'Tamanho certo'
O tuíte foi postado em fevereiro com as palavras: "Acreditamos que os seios das mulheres em todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto. É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todos possam encontrar o tamanho certo para eles".
Os dois outdoors mostravam imagens semelhantes de mais de 60 mulheres com os dizeres: "As razões pelas quais não fizemos apenas um novo sutiã esportivo".
A agência reguladora de publicidade no Reino Unido recebeu 24 reclamações de que o uso de nudez no anúncio era gratuito e objetificava as mulheres ao sexualizá-las e "reduzi-las a partes do corpo".
Algumas pessoas questionaram se os cartazes são apropriados para serem exibidos onde pode haver crianças. O Twitter também disse que o post foi denunciado por alguns usuários, mas que ele não violava seus termos de uso.
A agência reguladora disse que não considerou que as mulheres foram retratadas no tuíte de forma sexualmente explícita ou as tratando como objetos. Mas avaliou que o tuíte provavelmente seria encarado por usuários como nudez explícita e exigiu cuidados especiais na seleção do público que pode ver o tuíte.
A agência decidiu que os outdoors não eram adequados para uso em mídia não direcionada, onde pudessem ser vistos por crianças. A Adidas UK disse que as imagens têm como intenção "refletir e celebrar diferentes formas e tamanhos, ilustrar a diversidade e demonstrar por que os sutiãs esportivos sob medida são importantes".
Eles disseram que as imagens foram cortadas para proteger a identidade dos modelos e garantir sua segurança, acrescentando que todas as modelos mostradas se ofereceram para estar no anúncio e apoiaram seus objetivos.

Fonte: G1