Nacional

Viracopos bate pela 1ª vez marca mensal de 1 milhão de passageiros e fecha 2021 com terceiro maior fluxo desde início da concessão


Aeroporto recebeu 1.017.188 passageiros em dezembro, maior número desde início da gestão privada. Apesar de 2022 iniciar com voos cancelados, terminal projeta sequência e projetos. Passageiros no Aeroporto de Viracopos, Campinas
Aeroportos Brasil Viracopos
O Aeroporto de Viracopos superou pela primeira vez a marca mensal de 1 milhão de passageiros, em dezembro de 2021, o que fez o terminal encerrar o ano com um total de 10 milhões de viajantes, o terceiro maior fluxo desde início da gestão integral pela iniciativa privada, em 2013.
Antes do recorde, a marca mensal mais elevada foi de 995,5 mil em julho de 2019. Já a marca anual foi superada em 2015 e 2019, quando foram registrados, respectivamente, 10,3 milhões e 10,5 milhões.
LEIA MAIS
Viracopos tem mais 20 voos cancelados após casos de Covid e gripe na Azul e total vai a 187
Redução de sítio aeroportuário gera apelo de autoridades de Campinas por mudança em relicitação de Viracopos
Entenda, em 4 pontos, a nova licitação de Viracopos
Os próximos passos da relicitação do terminal em Campinas
Projeções para 2022
Embora o início de 2022 em Campinas(SP) e outras cidades brasileiras seja de recrudescimento da pandemia de Covid-19, após chegada da variante ômicron, e epidemia de gripe, o que repercutiu em cancelamentos de voos por conta do afastamento de funcionários da companhia aérea Azul, a concessionária que administra o terminal diz que a nova meta é seguir acima da faixa de 10 milhões.
A assessoria garantiu que projetos anunciados no fim do ano passado estão mantidos - veja aqui detalhes. Por outro lado, apesar da alta do número viajantes que embarcaram ou desembarcaram pela metrópole, o terminal de cargas segue como a principal fonte de faturamento e representou 70% em 2021. O percentual já era verificado como média em anos anteriores e o valor é mantido em sigilo.
Perfil
De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, entre os 1.017.188 passageiros registrados em dezembro, 969,7 mil fizeram viagens nacionais (95,3%), enquanto os demais 47,4 mil usaram o aeroporto para desembarque ou ida ao exterior (4,6%).
Considerando-se as rotas internacionais, o saldo de dezembro ocorreu após a terceira alta consecutiva do indicador, impulsionada pelo cenário de flexibilização dos países para entrada de estrangeiros com vacinação completa contra a Covid-19, além de demandas associadas às férias. Antes disso, o maior fluxo para este grupo foi registrado em março de 2020, quando Viracopos somou 52,3 mil clientes.
O patamar, entretanto, segue distante do contexto pré-pandemia, quando o fluxo mensal de viajantes em rotas internacionais oscilou entre 60 mil e 103 mil viajantes durante 2019. A Aeroportos Brasil Viracopos aposta em aumentos gradativos, mas não projeta números para este segmento.
Rotas
As rotas internacionais de Viracopos incluem atualmente Lisboa, em Portugal; Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos. Em dezembro, a companhia Azul iniciou as operações que conectam Campinas a Punta del Este, no Uruguai.
Variações
O saldo total de dezembro representa alta de 28,8% no comparativo com o mesmo período de 2020. Além disso, considerando-se o acumulado de passageiros em 12 meses, a diferença entre 2021 e o ano anterior corresponde a 49,7% - o número de viajantes subiu de 6,7 milhões para 10 milhões.
Vacinação contra Covid-19
Entre os meses de agosto e setembro de 2021, pelo menos 7 mil trabalhadores do aeroporto e de empresas prestadoras de serviço receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Fonte: G1