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Black Friday registra aumento de procura por alimentos em promoção, revela levantamento


Pela primeira vez, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, a categoria apareceu na lista dos 10 itens mais procurados pelos brasileiros na data. Consumidor analisa presos em gôndola de supermercado
Reprodução/EPTV
Uma pesquisa da Ebit/Nielsen mostra que 14% dos entrevistados estão procurando promoções de alimentos na Black Friday deste ano; o índice é dois pontos percentuais maior do que o de 2020.
Pela primeira vez, a categoria de alimentos apareceu na lista dos 10 itens mais procurados pelos brasileiros na data. O número de pedidos de alimentos e bebidas no comércio online cresceu 10%, e o volume de vendas, 17%.
Em tempos de inflação alta e orçamento curto, promoção serve para garantir o básico: abastecer a geladeira com o que anda em falta no prato.
Loreta Andrade Silva, dona de casa, saiu do Campo Limpo, na Zona Sul, e veio até um mercado da Zona Oeste para comprar carne.
“Frango está 12 reais o quilo, aqui está 6,99, e a coxa e sobrecoxa, R$ 7,79. Então o preço está maravilhoso, vale a pena.”
Durante o ano todo, o preço dos alimentos não deu trégua. Pressionou mês a mês o bolso das famílias, principalmente das mais pobres, que têm o orçamento quase todo comprometido com os gastos mais básicos. É por isso que, neste ano, produtos do dia a dia entraram na Black Friday dos supermercados.
Segundo o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, os preços dos alimentos subiram, na média, 8,81% na capital de janeiro a outubro.
Segundo Marcelo Osanai, líder de e-commerce da Ebit/Nielsen, “a inflação é um dos motivadores dessa nova tendência que a gente observa”, mas não o único.
“O crescimento de alimentos e bebidas, ou seja, esses produtos mais comuns dos supermercados, ele é uma tendência que veio com o crescimento do e-commerce durante a pandemia. O consumidor foi obrigado a buscar o comércio eletrônico para se abastecer e agora essa tendência continua e principalmente concentrada na Black Friday, com as promoções.”
Em nota, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) disse que a Black Friday já é a segunda data em que os supermercados mais vendem no ano, perdendo apenas para o Natal. Informou também que, no terceiro e no quarto trimestres, as redes costumam elevar os estoques de 30% a 40% para atender o crescimento na data.
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Fonte: G1