Mato Grosso do Sul

Véspera de Enem começa para 38 mil em MS

Véspera de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os alunos que vão fazer o exame não escondem a ansiedade. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apenas em Mato Grosso do Sul, são cerca de 38 mil estudantes inscritos para fazer a prova neste ano. Desses , 37 mil farão o exame nos locais de prova e o 1.300 na versão digital.  Uns vão fazer pela primeira vez, enquanto outros já conhecem a prova há alguns anos.
O candidato pode consultar seu local de prova no cartão de confirmação da inscrição, disponível na Página do Participante. Não é obrigatório que o candidato leve o cartão impresso, mas é uma recomendação do Inep.
O horário descrito no cartão é o de Brasília, então os estudantes sul-mato-grossenses precisam estar atentos ao fuso horário.
Em Mato Grosso do Sul os portões abrem às 11h e fecham às 12h. As provas, por sua vez, começam às 12h30. No primeiro dia do exame o término será às 18h e no segundo dia, a prova será encerrada às 17h30.
É importante lembrar que devido à pandemia a recomendação é evitar aglomeração durante a espera da entrada nos locais de prova.
Algumas orientações são fundamentais para quem vai fazer o Enem. De acordo com o edital do Enem, para fazer o exame é obrigatório levar:
Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
Documento de identificação original com foto;
Máscara de proteção contra a Covid-19.
O Inep aconselha ainda que os candidatos levem álcool em gel, mas isso é apenas uma orientação e não obrigatoriedade para o exame.