Mato Grosso do Sul

Eclipse lunar parcial poderá ser visto hoje no MS

A madrugada desta sexta-feira (19) será marcada pelo eclipse lunar parcial mais longo do século e poderá ser visto em Mato Grosso do Sul. O fenômeno terá melhor visualização nos municípios da região norte, mas poderá ser visto em todo o Estado.
O eclipse parcial começa às 3h19 (horário de MS) e deve durar pouco mais de 3h. Porém, ele poderá ser observado a partir das 2h, quando a Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra). Neste momento, mesmo que de forma sutil, o satélite começa a escurecer.
O pico do eclipse ocorre às 6h, entretanto, a Lua já estará abaixo do horizonte em MS e não será mais possível vê-la. O melhor horário para observar o fenômeno em MS será por volta das 3h, quando o eclipse começa, de fato. Contudo, a visualização depende das condições do tempo.
De acordo com a Nasa, o fenômeno, chamado Dispersão de Rayleigh, explica porque o céu é azul e o pôr do sol vermelho, já que a luz viaja em ondas e diferentes cores têm diferentes propriedades físicas. Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra.