Nacional

Censo 2022: teste realizado em Paquetá, no Rio, mostra que quase 1/3 da população local é idosa


Proporção de pessoas com 60 anos ou mais no bairro carioca é quase o dobro da média do país. Local foi escolhido para servir de teste da pesquisa censitária que será realizada em todo o país no ano que vem. Vista aérea da Ilha de Paquetá, bairro do Rio de janeiro distante cerca de 15km da costa da cidade
Reprodução/TV Globo
A Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, tem cerca de 1/3 de sua população formada por pessoas com 60 anos ou mais de idade, quase o dobro da proporção de idosos entre o total da população brasileira. Este é um dos dados preliminares identificados a partir do teste do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados neste sábado (15).
A divulgação dos resultados do teste censitário acontece pouco mais de um mês depois do IBGE levar até o bairro carioca, distante cerca de 15km da costa da cidade, uma equipe de 16 servidores do IBGE, 12 deles recenseadores.
A ilha foi escolhida par o teste da maior pesquisa do país por ter mais de 85% de sua população já imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19. “Além disso, a proximidade com a sede do IBGE, a 50 minutos de navegação, ajudou a reduzir os custos operacionais do teste”, destacou o instituto.
ENTENDA: a importância do Censo
Os principais dados coletados no teste estão relacionados à população e à infraestrutura da ilha. Confira, ao final da reportagem, o "raio x" de Paquetá.
Com área territorial de área de 1,216 km², Paquetá tem 3.612 habitantes e, portanto, uma densidade demográfica de 2.970 habitantes por km².
Em relação à população de Paquetá, o IBGE destacou que:
53,6% são mulheres
46,4% são homens
12,8% tem até 14 anos de idade
31,6% tem 60 anos ou mais de idade
23,1% tem 65 anos ou mais de idade
85,4% são potenciais eleitores, ou seja, tem 16 anos ou mais de idade
A proporção de idosos na Ilha de Paquetá é quase o dobro da média nacional registrada pelo IBGE em 2019, que era de 15,7%.
Ao analisar a pirâmide etária da população do bairro carioca, constatou-se que quatro mulheres têm mais de 100 anos de idade, mas não há nenhum homem tão longevo.
Pirâmide etária da população de Paquetá em 2021 é resultado do teste para o Censo 2022 realizado na ilha pelo IBGE
Reprodução/IBGE
Quanto à infraestrutura da ilha, o IBGE identificou 2.774 imóveis, dos quais 1.552 eram domicílios particulares permanentes, ou seja, são habitados permanentemente. Outros 672 imóveis são de uso ocasional, 376 estão desocupados e 173 funcionam como estabelecimento comercial ou de serviços.
O IBGE destacou que, dentre os imóveis de Paquetá:
93,5% com acesso à rede geral de distribuição de água
70,8% em ruas com a presença de bueiros para drenagem pluvial
89,2% em ruas com a presença de calçadas
72,8% em ruas arborizadas
Alcance do Censo em Paquetá
Segundo o IBGE, em 96,3% dos 1.552 domicílios permanentes da ilha, a entrevista do Censo foi aplicada presencialmente. Em 14 deles (0,9%) a entrevista foi feita por telefone e em outros 14 (0,9%) ela foi aplicada via internet.
“Desde a Contagem de População de 2007, o IBGE oferece a possibilidade de as entrevistas censitárias serem feitas pela internet. No entanto, a maioria da população tem preferido ser entrevistada presencialmente”, destacou o instituto.
Ainda de acordo com o IBGE, o questionário do Censo não foi possível realizar a entrevista em apenas 2% dos domicílios da ilha – em 1,16% deles houve recusa expressa em participar da pesquisa e em 0,77% os moradores não foram localizados.
Recursos garantidos para o Censo 2022
Nesta sexta-feira (15), o IBGE informou que o governo federal vai garantir o orçamento mínimo solicitado para realizar o Censo em 2022.
Serão repassados ao IBGE de R$ 2.292.907.087,00, quase R$ 300 milhões a mais do que foi inicialmente aprovado pelo Congresso no Orçamento da União para o próximo ano. O aumento do recurso se dará por meio de uma emenda ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
Essa emenda ainda precisa ser votada pelo Congresso, que tende a aprová-la tendo em vista a mudança de posicionamento expressa pelo governo após intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão do governo ocorreu, que era resistente em aumentar o valo aprovado pelo Congresso para o Orçamento do Censo, após intervenção do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, foi escolhida para participar do teste preparatório do Censo 2022
Elcio Horiuchi/g1

Fonte: G1