Nacional

Ford vai demitir 830 funcionários com fim das atividades em Taubaté


Fábricas em Camaçari (BA) e Horizonte (CE) também serão fechadas. No país, serão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo. Fabrica Ford Taubaté
Reprodução/ TV Vanguarda
A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o fechamento imediato da planta em Taubaté e o encerramento da produção no Brasil. A decisão implica na demissão de 830 funcionários na produção de motores e transmissões na cidade, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos.
Serão fechadas as fábricas em Taubaté, em Camaçari (BA) e em Horizonte (CE). No país, serão mantidos apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo.
Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
Em Taubaté, a montadora vinha passando por dificuldades e adotando medidas diante do cenário econômico, como paralisação da produção, redução de salários e jornadas e demissões.
O Sindicato dos Metalúrgicos informou que convocou todos os trabalhadores para uma assembleia no pátio da empresa no fim da tarde desta segunda.
Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que lamenta o fechamento da planta da Ford na cidade, que vai dar o apoio necessário aos demitidos, mas ressaltou que vai buscar meios de atuação no caso.
"A atual gestão buscará, inclusive, uma reunião com o governador João Dória e o Sindicato, conjuntamente", diz trecho do comunicado.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Fonte: G1