Internacional

#GreveGlobalPeloClima: protestos começam ao redor do mundo; veja fotos

Ao todo, cerca de 150 países terão mobilizações pelo clima. No Brasil, mais de 40 cidades têm manifestações confirmadas para esta tarde

A #GreveGlobalPeloClima, marcada para esta sexta-feira (20), já começou em alguns lugares. Centenas de jovens em países como Austrália, Alemanha, França, Suécia, Portugal, Ucrânia e em Londres enchem as ruas para protestar contra as mudanças climáticas e pressionar as autoridades de seus respectivos países a tomarem uma atitude.

Ao todo, cerca de 150 países terão mobilizações pelo clima. No Brasil, mais de 40 cidades têm manifestações confirmadas para esta tarde.

De acordo com a CNN, mais de 300 mil pessoas se reúnem na Austrália em mais de 100 cidades, sendo que a manifestação de Melbourne, sozinha, tem 100 mil manifestantes.

A origem dos protestos

A voz da ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, ecoou pelo mundo todo e ganhou corpo nas manifestações de hoje.

Desde 2018, Greta é adepta de um movimento chamado “Fridays For Future” e falta na escola todas as sextas para protestar pelo clima. Na tarde desta quinta-feira (19), a ativista publicou para seus 1,5 milhão de seguidores no Twitter, uma chamada para os protestos.

Fonte: Exame