Internacional

PIB da zona do euro cresce 0,2% no 2º trimestre

Entre os países do bloco, Alemanha teve queda 0,1% no PIB do trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2019 ante os três meses anteriores e teve expansão anual de 1,1% no período, de acordo com a segunda estimativa da agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE), a Eurostat.

Os números vieram em linha com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal e confirmaram leituras preliminares divulgadas no fim de julho.

Já a produção industrial da região caiu 1,6% em junho ante maio, segundo dados publicados hoje pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam queda menor na produção, de 1,2%.

Na comparação anual, a indústria do bloco produziu 2,6% menos em junho. Neste caso, a previsão do mercado era também de declínio de 1,2%.

Já os números da produção industrial de maio foram revisados pela Eurostat, para alta de 0,8% ante abril e redução de 0,8% no confronto anual.

Alemanha

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, maior economia europeia, apresentou contração de 0,1% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses imediatamente anteriores, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pela Destatis, a agência de estatísticas do país. O resultado veio em linha com o esperado por analistas consultados pelo Wall Street Journal.

Na comparação anual do segundo trimestre, o PIB alemão exibiu expansão de 0,4%, resultado levemente acima do esperado pelos analistas, que projetavam crescimento de 0,2% entre abril e junho.

Fonte: Exame