Nacional

Vendas de carros sobem 11% no semestre; confira os mais vendidos

O compacto Ônix, da Chevrolet, continua na liderança do mercado brasileiro. Já o HB20, da Hyundai, vem ganhando cada vez mais espaço

As vendas de automóveis tiveram crescimento de 11,2% no primeiro semestre, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No período, foram emplacadas 1,06 milhão de unidades no país, e mais uma vez o compacto Ônix, da Chevrolet, liderou o ranking de mais vendidos. O HB20 aparece no segundo lugar, seguido do Ford Ka.

O modelo da General Motors figura na liderança de vendas do mercado brasileiro desde 2015. No acumulado de janeiro a junho deste ano, a montadora emplacou mais do que o dobro de unidades do Ônix em relação ao segundo colocado, cerca de 116 mil veículos. A Hyundai vendeu 52 mil unidades do HB20 no período.

A GM registra bom desempenho no varejo, mas também desponta com forte atuação no segmento corporativo, conhecido como de vendas diretas – quando a negociação é feita diretamente entre montadoras e empresas, incluindo frotistas. No acumulado do primeiro semestre, a GM liderou o mercado de vendas diretas de automóveis, com quase 20% de market share. A Volkswagen vem em seguida com 16% e depois a Renault, com 12%.

A aposta nas vendas diretas cresceu principalmente durante a forte crise econômica dos últimos anos no país. Para manter o ritmo das linhas de produção, diversas marcas se voltaram para o segmento corporativo para escoar volumes estocados.

Veja os modelos mais vendidos do primeiro semestre no país

  1.  Ônix, da GM
  2.  HB20, da Hyundai
  3.  Ka, da Ford
  4.  Prisma, da GM
  5.  Kwid, da Renault
  6.  Gol, da Volkswagen
  7.  Argo, da Fiat
  8.  Renegade, da Jeep
  9.  Polo, da Volkwagen
  10.  Compass, da Jeep

Utilitários esportivos

Os SUVs continuam crescendo no mercado brasileiro. Os modelos da Jeep, Renegade e Compass, figuram entre os dez mais vendidos do país e as versões da Nissan (Kicks) e da Hyundai (Creta) vêm subindo no ranking de vendas de utilitários esportivos. O segmento tem atraído tanto a atenção das montadoras que ninguém quer ficar de fora. É o caso da Volkswagen, que recentemente lançou um SUV produzido em São José dos Pinhais, no Paraná: o T-Cross.

“Este lançamento tem nos ajudado a ganhar volumes importantes no mercado brasileiro”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.

Confira os SUVs mais vendidos do semestre

  1.  Renegade, da Jeep
  2.  Compass, da Jeep
  3.  Kicks, da Nissan
  4.  Creta, da Hyundai
  5.  HR-V, da Honda
  6.  Ecosport, da Ford
  7.  Captur, da Renault
  8.  Duster, da Renault
  9.  Tracker, da GM
  10.  T-Cross, da Volkswagen

Fonte: Exame