Internacional

Com vitória do Brexit, libra atinge seu menor valor em 31 anos

Bolsa de Londres também despenca depois de os britânicos votarem pela saída da União Europeia

A libra perdeu 10% de seu valor nesta sexta-feira e desceu a seu menor patamar desde 1985 após o Reino Unido ter votado pelo "Brexit", sua saída da União Europeia. O resultado do plebiscito provocou uma fuga para a segurança do iene e do franco suíço.

Com a queda, cada libra passou a valer 1,32 dólar. Esse nível não era visto desde antes de as principais economias do mundo assinarem o Acordo de Plaza, em setembro de 1985, voltado ao enfraquecimento do dólar.

Além das maiores variações da libra na memória recente, o euro também caía com força em relação ao dólar. O franco saltou para seu nível mais alto em quase um ano e o iene chegou ao patamar mais alto em mais de dois anos.

Por volta de 8h30 (horário de Brasília), a queda já era menos intensa, mas, ainda assim, expressiva: de 7,77%, para 1,37 por dólar.

Na Bolsa de Londres, o índice de referência FTSE 100 caiu 8,7% assim que os negócios foram abertos. Ao longo da manhã, as perdas ficaram menos intensas. Às 9h25 (horário de Brasília), o indicador recuava 4,09%. O índice FTSE 250, considerado um termômetro mais preciso da economia do país, chegou a cair 12,3%.

Fonte: Veja Abril